Webinar PTD: Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (Evento Nacional)

Escrito por CFAE-Minerva. Publicado em PTD

 

Inserido no  Plano de Ação para a Transição Digital e do Programa para a Transformação Digital das Escolas, está já em curso o Plano de Capacitação Digital de Docentes. Este plano, da responsabilidade da Direção-Geral da Educação, conta com várias ações, nomeadamente no que se refere ao planeamento e concretização de oferta formativa, desenvolvidas em estreita colaboração com os Centros de Formação e Associação de Escolas (CFAE).

Associada à formação docente, está planeada a capacitação das Equipas de Desenvolvimento Digital das Escolas, para que desenhem, implementem e monitorizem os respetivos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE). Pretende-se, pois, que o PADDE seja um instrumento que venha a reforçar, de forma significativa, a plena integração do digital, nas diversas dimensões e nas práticas das organizações educativas, no sentido de adequá-las aos desafios da sociedade atual.  

 Neste âmbito, a Direção-Geral da Educação irá dinamizar, no próximo dia 12 de março, entre as 16h00 e as 19h00, o evento nacional Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas, dirigido às Equipas de Desenvolvimento Digital das Escolas, a Diretores de CFAE e a Embaixadores Digitais

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=1LaL9LR9xVs 

Programa e mais informações disponíveis em: https://erte.dge.mec.pt/evento-nacional-desenvolvimento-digital-das-escolas 

 

 

Plano de Transição Digital - Apresentação

Escrito por CFAE-Minerva. Publicado em PTD

 

Apresentamos, em linhas muito gerais, o Plano de Transição Digital para as Escolas (PTD) que nos envolverá a todos ao longo dos próximos 3 anos letivos.

É uma oportunidade que se nos apresenta, e que urge na escola portuguesa, neste momento de transição para o digital das nossas práticas pedagógicas.

Este Plano de Transição Digital das Escolas, assenta em quatro pilares:

  • disponibilização de equipamento individual a alunos e professores;
  • garantia de conectividade móvel gratuita para alunos e professores;
  • acesso a recursos educativos digitais de qualidade (p. ex. manuais digitais; repositórios de RED);
  • forte aposta num plano de capacitação digital de docentes.

Neste sentido todos os docentes serão convidados a frequentar oficinas de formação creditadas de capacitação digital, de acordo com o seu nível de proficiência, e as escolas a construir os seus Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), que se espera sejam projetos participados e envolventes de todos os professores, construindo verdadeiras comunidades de partilha e entreajuda.