Selfie | Apoiar a Escola na era da TRANSIÇÃO DIGITAL

Written by CFAE-Minerva. Posted in PTD

Está a decorrer durante o mês de maio o questionário SELFIE (sigla de «Self-reflection on Effective Learning by Fostering Innovation through Educational technologies» ou a autorreflexão sobre a aprendizagem eficaz fomentando a inovação através de tecnologias educativas).

O SELFIE «Self-reflection on Effective Learning by Fostering Innovation through Educational technologies» é um instrumento de autorreflexão e autoconhecimento concebida para apoiar as escolas no processo de aprendizagem na era digital, a incorporar tecnologias digitais no ensino, na aprendizagem e na avaliação das aprendizagens dos alunos. A ferramenta pode realçar o que está a funcionar bem, as áreas que requerem melhorias e quais devem ser as prioridades. O SELFIE apoia a compreender de que forma o Digital está integrado na escola e é utilizado pela comunidade educativa.

Utiliza questionários para recolher as opiniões dos dirigentes escolares, professores e alunos, de forma completamente anónima e voluntária, e compila os resultados num relatório interativo que permite identificar os pontos fortes e os pontos fracos sobre a forma como as tecnologias são utilizadas na escola. O SELFIE não mede nem compara os conhecimentos ou as competências dos utilizadores.

COLABORA!

Precisamos da colaboração de todos para o desenvolvimento de um programa para a transformação digital nas nossas Escolas!

 

Capacitação Digital dos Docentes

Written by CFAE-Minerva. Posted in PTD

 

 

 

 

 

Está em curso a implementação do Plano de Capacitação Digital de Docentes que contempla, entre outros, o desenvolvimento de oficinas de formação, destinadas a docentes dos vários ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

O CFAE Minerva reúne condições para iniciar desde já as Oficinas de Formação, que se prolongarão ao longo dos próximos 2 anos letivos, chegando a todos os docentes neste período.

Decidimos priorizar as oficinas de Nível 1, arrancando com 6 turmas, mas iniciando também a formação de Nível 2 com 2 turmas desde já.

As turmas irão funcionar em formato online, com início na semana de 12 a 16 de abril.

 

Não sendo possível chegar a todos ao mesmo tempo definimos as seguintes regras de prioridade:

1º - Número máximo de Docentes por escola (2 ou 3)

2º - Docentes com Necessidade de formação a curto prazo (menos de 6 meses)  

3º - Docentes por ordem de registo da inscrição que ainda não frequentaram nenhuma Oficina PTD

4º - Docentes por ordem de registo da inscrição que já frequentaram uma Oficina PTD

 

Os conteúdos das oficinas de formação estão organizadas da seguinte forma:

 

 

 

Webinar PTD: Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (Evento Nacional)

Written by CFAE-Minerva. Posted in PTD

 

Inserido no  Plano de Ação para a Transição Digital e do Programa para a Transformação Digital das Escolas, está já em curso o Plano de Capacitação Digital de Docentes. Este plano, da responsabilidade da Direção-Geral da Educação, conta com várias ações, nomeadamente no que se refere ao planeamento e concretização de oferta formativa, desenvolvidas em estreita colaboração com os Centros de Formação e Associação de Escolas (CFAE).

Associada à formação docente, está planeada a capacitação das Equipas de Desenvolvimento Digital das Escolas, para que desenhem, implementem e monitorizem os respetivos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE). Pretende-se, pois, que o PADDE seja um instrumento que venha a reforçar, de forma significativa, a plena integração do digital, nas diversas dimensões e nas práticas das organizações educativas, no sentido de adequá-las aos desafios da sociedade atual.  

 Neste âmbito, a Direção-Geral da Educação irá dinamizar, no próximo dia 12 de março, entre as 16h00 e as 19h00, o evento nacional Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas, dirigido às Equipas de Desenvolvimento Digital das Escolas, a Diretores de CFAE e a Embaixadores Digitais

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=1LaL9LR9xVs 

Programa e mais informações disponíveis em: https://erte.dge.mec.pt/evento-nacional-desenvolvimento-digital-das-escolas 

 

 

Plano de Transição Digital - Apresentação

Written by CFAE-Minerva. Posted in PTD

 

Apresentamos, em linhas muito gerais, o Plano de Transição Digital para as Escolas (PTD) que nos envolverá a todos ao longo dos próximos 3 anos letivos.

É uma oportunidade que se nos apresenta, e que urge na escola portuguesa, neste momento de transição para o digital das nossas práticas pedagógicas.

Este Plano de Transição Digital das Escolas, assenta em quatro pilares:

  • disponibilização de equipamento individual a alunos e professores;
  • garantia de conectividade móvel gratuita para alunos e professores;
  • acesso a recursos educativos digitais de qualidade (p. ex. manuais digitais; repositórios de RED);
  • forte aposta num plano de capacitação digital de docentes.

Neste sentido todos os docentes serão convidados a frequentar oficinas de formação creditadas de capacitação digital, de acordo com o seu nível de proficiência, e as escolas a construir os seus Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), que se espera sejam projetos participados e envolventes de todos os professores, construindo verdadeiras comunidades de partilha e entreajuda.