A eficácia das medidas de recuperação de aprendizagens
Página Web Oficial do Projeto MAIA
Segundo Webinar do Projeto MAIA
Divulgamos o segundo Webinar subordinado ao tema "Feedback, Critérios e Classificações Para Melhorar as Aprendizagens", que irá realizar-se através do canal do Youtube da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação, no próximo dia 29 de abril, entre as 17h30 e as 19h00 e tem como principal propósito contribuir para que os alunos aprendam mais e melhor através de práticas pedagógicas de ensino e de avaliação deliberadamente orientadas nesse sentido.
As três intervenções previstas foram pensadas para apoiar os esforços que, neste momento, estão a ser desenvolvido por alguns milhares de professores em algumas centenas de agrupamentos e de escolas não agrupadas para melhorar as suas práticas em áreas consideradas críticas. Assim, André Machado discutirá questões relacionadas com as práticas de avaliação formativa e a distribuição do feedback, Custódio Lagartixa fará uma discussão relacionada com a temática da definição de critérios de avaliação e da sua utilização nas práticas pedagógicas e, finalmente, eu próprio abordarei a questão das práticas de classificação e das suas relações com as aprendizagens.
Deseja-se, acima de tudo, que este webinar possa proporcionar oportunidades para pensar, refletir e agir acerca de conceitos e práticas que podem fazer uma diferença significativa na vida pedagógica das escolas e das salas de aula e, consequentemente, nas aprendizagens das crianças e dos jovens.
O webinar será moderado por Glória Paula e Olga Morouço.
LINK para transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=rLcMklRq8tA
Webinar MAIA: "Currículo, Pedagogia e Avaliação na Aprendizagem a Distância"
No próximo dia 24 de março, o Projeto MAIA dinamizará, pelas 17h30m, o webinar intitulado Currículo, Pedagogia e Avaliação na Aprendizagem a Distância integrado na série de webinars da DGE. Custódio Lagartixa, da Equipa Central do Projeto MAIA, será o moderador e serão proferidas as seguintes intervenções:
- Relações entre avaliação formativa e avaliação sumativa na aprendizagem a distância por Eusébio André Machado (Equipa Central do Projeto MAIA)
- A avaliação formativa digital em contexto de aprendizagem a distância por Fernanda Candeias (Equipa Central do Projeto MAIA)
- Desenvolvimento do currículo e da avaliação na aprendizagem a distância por Domingos Fernandes (Coordenador do Projeto MAIA)
A participação de todos é muito importante, tendo em conta os processos de consecução dos propósitos do Projeto MAIA no domínio das questões relativas ao Currículo e à Avaliação, nomeadamente no atual contexto de ensino a distância.
O webinar estará disponível através do link : https://www.youtube.com/watch?
Recursos e materiais produzidos pela equipa central do Projeto MAIA
![]() |
Partilhamos neste espaço alguns recursos, de grande qualidade, sobre os conceitos estudados e aprofundados no projeto |
- TEXTO DE APOIO # Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica
- TEXTO DE APOIO # Critérios de Avaliação
- TEXTO DE APOIO # Práticas de avaliação formativa em contextos de aprendizagem e ensino a distância
- TEXTO DE APOIO # Enquadramento da Avaliação Pedagógica: Cursos Artísticos Especializados de Nível Secundário e Cursos Profissionais
- TEXTO DE APOIO # Avaliação referida a critérios: perspetivas de conceção e utilização - *** NOVO ***
- FOLHA # Avaliação Formativa
- FOLHA # Avaliação Sumativa
- FOLHA # Feedback
- FOLHA # Critérios de Avaliação
- FOLHA # Rubricas de Avaliação
- FOLHA # Participação dos Alunos nos Processos de Avaliação
- FOLHA # Diversificação dos Processos de Recolha de Informação (Fundamentos)
- FOLHA # Diversificação dos Processos de Recolha de Informação (Dois Exemplos)
- FOLHA # Avaliação Formativa Digital
- FOLHA # Avaliação Pedagógica, Classificação e Notas: Perspetivas Contemporâneas
- FOLHA # Para uma Iniciação às Práticas de Classificação Através de Rubricas
- FOLHA # Aprender Melhor com Políticas de Classificação Mais Transparentes e Consistentes
- FOLHA # Para uma abordagem Pedagógica dos Testes
- FOLHA # Critérios de Avaliação Questões de Operacionalização
- FOLHA # Autoavaliação *** RECENTE ***
Primeiro Webinar do Projeto MAIA
Divulgamos o primeiro Webinar subordinado ao tema Ideias e Práticas Para Melhorar as Aprendizagens, o Ensino e a Avaliação, que irá realizar-se através do canal do Youtube da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação, no próximo dia 25 de fevereiro, entre as 17h e as 19h.
Serão tratadas questões relacionadas com :
- as Práticas Exemplares da Avaliação Formativa, pelo Doutor Joaquim Picado,
- as Práticas de Avaliação Criterial, pela Doutora Sandra Cardoso,
- as Práticas de Classificação e de Atribuição de Notas, pelo Doutor Domingos Fernandes.
O webinar será moderado pelo Doutor Eusébio André Machado e contará igualmente com a colaboração da Dr.ª Fernanda Candeias.
LINK para transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=Sffl6JfNzc4
Relatório do Projeto MAIA - 2019-2020
Temos o grato prazer de divulgar o relatório correspondente à investigação que foi desenvolvida durante o primeiro ano de vigência do Projeto MAIA. | ![]() |
Trata-se de um documento que contém informação que descreve e analisa o trabalho de formação realizado e em que os CFAE, os representantes para a AFC e os formadores tiveram um papel determinante.
Mas também apresenta e discute as dimensões, os propósitos e uma diversidade de caraterísticas mais fundamentais do projeto.
Neste sentido, terá interesse para todos os intervenientes no Projeto MAIA mas não só, pois outros docentes e formadores poderão ter aqui uma oportunidade para conhecer e compreender o que se fez e o que se continua a fazer no âmbito do projeto.
Para consultar o relatório, clique aqui.
Projeto MAIA
Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)
O CFAE Minerva integra o Projeto Nacional "Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)", no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), coordenado e acompanhado pelo Professor Doutor Domingues Fernandes. Este Projeto tem como propósito fundamental contribuir para melhorar os processos de ensino de aprendizagem e de avaliação pedagógica e, desta forma, desenvolver as ações que se impõem para que os alunos aprendam mais e melhor, como mais compreensão e com mais profundidade. Deste modo, o Projeto MAIA constitui-se como um esforço concertado a nível nacional no sentido de se iniciar um processo deliberado e pensado que com a colaboração com os CFAE, com as direções dos Agrupamentos de Escolas / Escolas não Agrupadas e com os docentes, crie condições para que a avaliação pedagógica seja integrada nos processos de desenvolvimento curricular e, desse modo, se articule com o ensino e com a aprendizagem.