Recursos e materiais produzidos pela equipa central do Projeto MAIA

Written by CFAE-Minerva. Posted in MAIA

Partilhamos neste espaço alguns recursos, de grande qualidade, sobre os conceitos estudados e aprofundados no projeto

 

 

 

Segundo Webinar do Projeto MAIA

Written by CFAE-Minerva. Posted in MAIA

Divulgamos o segundo Webinar subordinado ao tema "Feedback, Critérios e Classificações Para Melhorar as Aprendizagens", que irá realizar-se através do canal do Youtube da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação, no próximo dia 29 de abril, entre as 17h30 e as 19h00 e tem como principal propósito contribuir para que os alunos aprendam mais e melhor através de práticas pedagógicas de ensino e de avaliação deliberadamente orientadas nesse sentido.

As três intervenções previstas foram pensadas para apoiar os esforços que, neste momento, estão a ser desenvolvido por alguns milhares de professores em algumas centenas de agrupamentos e de escolas não agrupadas para melhorar as suas práticas em áreas consideradas críticas. Assim, André Machado discutirá questões relacionadas com as práticas de avaliação formativa e a distribuição do feedback, Custódio Lagartixa fará uma discussão relacionada com a temática da definição de critérios de avaliação e da sua utilização nas práticas pedagógicas e, finalmente, eu próprio abordarei a questão das práticas de classificação e das suas relações com as aprendizagens. 

Deseja-se, acima de tudo, que este webinar possa proporcionar oportunidades para pensar, refletir e agir acerca de conceitos e práticas que podem fazer uma diferença significativa na vida pedagógica das escolas e das salas de aula e, consequentemente, nas aprendizagens das crianças e dos jovens.

O webinar será moderado por Glória Paula e Olga Morouço.

LINK para transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=rLcMklRq8tA

Webinar MAIA: "Currículo, Pedagogia e Avaliação na Aprendizagem a Distância"

Written by CFAE-Minerva. Posted in MAIA

No próximo dia 24 de março, o Projeto MAIA dinamizará, pelas 17h30m, o webinar intitulado Currículo, Pedagogia e Avaliação na Aprendizagem a Distância integrado na série de webinars da DGE. Custódio Lagartixa, da Equipa Central do Projeto MAIA, será o moderador e serão proferidas as seguintes intervenções:

  • Relações entre avaliação formativa e avaliação sumativa na aprendizagem a distância por Eusébio André Machado (Equipa Central do Projeto MAIA)
  • A avaliação formativa digital em contexto de aprendizagem a distância por Fernanda Candeias (Equipa Central do Projeto MAIA)
  • Desenvolvimento do currículo e da avaliação na aprendizagem a distância por Domingos Fernandes (Coordenador do Projeto MAIA)

A participação de todos é muito importante, tendo em conta os processos de consecução dos propósitos do Projeto MAIA no domínio das questões relativas ao Currículo e à Avaliação, nomeadamente no atual contexto de ensino a distância.

webinar estará disponível através do link : https://www.youtube.com/watch?v=-YAfZHntyx4 (transmissão em direto no Youtube)

 

 

Primeiro Webinar do Projeto MAIA

Written by CFAE-Minerva. Posted in MAIA

Divulgamos o primeiro Webinar subordinado ao tema Ideias e Práticas Para Melhorar as Aprendizagens, o Ensino e a Avaliação, que irá realizar-se através do canal do Youtube da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação, no próximo dia 25 de fevereiro, entre as 17h e as 19h.

Serão tratadas questões relacionadas com :

  • as Práticas Exemplares da Avaliação Formativa, pelo Doutor Joaquim Picado,
  • as Práticas de Avaliação Criterial, pela Doutora Sandra Cardoso,
  • as Práticas de Classificação e de Atribuição de Notas, pelo Doutor Domingos Fernandes.

O webinar será moderado pelo Doutor Eusébio André Machado e contará igualmente com a colaboração da Dr.ª Fernanda Candeias.

LINK para transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=Sffl6JfNzc4 

 

Relatório do Projeto MAIA - 2019-2020

Written by CFAE-Minerva. Posted in MAIA

Temos o grato prazer de divulgar o relatório correspondente à investigação que foi desenvolvida durante o primeiro ano de vigência do Projeto MAIA.

Trata-se de um documento que contém informação que descreve e analisa o trabalho de formação realizado e em que os CFAE, os representantes para a AFC e os formadores tiveram um papel determinante.

Mas também apresenta e discute as dimensões, os propósitos e uma diversidade de caraterísticas mais fundamentais do projeto.

Neste sentido, terá interesse para todos os intervenientes no Projeto MAIA mas não só, pois outros docentes e formadores poderão ter aqui uma oportunidade para conhecer e compreender o que se fez e o que se continua a fazer no âmbito do projeto.

Para consultar o relatório, clique aqui.

Projeto MAIA

Written by CFAE-Minerva. Posted in MAIA

Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)

 

O CFAE Minerva integra o Projeto Nacional "Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)", no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), coordenado e acompanhado pelo Professor Doutor Domingues Fernandes. Este Projeto tem como propósito fundamental contribuir para melhorar os processos de ensino de aprendizagem e de avaliação pedagógica e, desta forma, desenvolver as ações que se impõem para que os alunos aprendam mais e melhor, como mais compreensão e com mais profundidade. Deste modo, o Projeto MAIA constitui-se como um esforço concertado a nível nacional no sentido de se iniciar um processo deliberado e pensado que com a colaboração com os CFAE, com as direções dos Agrupamentos de Escolas / Escolas não Agrupadas e com os docentes, crie condições para que a avaliação pedagógica seja integrada nos processos de desenvolvimento curricular e, desse modo, se articule com o ensino e com a aprendizagem.