Para uma Educação Inclusiva - Manual de Apoio à Prática

Written by CFAE-Minerva. Posted in Educação Inclusiva

Do Prefácio:
 
«A construção de uma escola inclusiva não é uma utopia, porque são muitas as escolas que o conseguem. Há escolas em que os alunos com deficiência crescem com os outros; há escolas em que as práticas curriculares mitigam os efeitos da pobreza; há escolas em que alunos de comunidades migrantes desenvolvem aprendizagens como outros. A construção do Decreto-Lei sobre Educação Inclusiva e do Decreto-Lei sobre o currículo do ensino básico e secundário assentou na recolha das melhores práticas destas escolas que, um pouco por todo o país, fazem a diferença. 
 
 
Disponível online

ERTE Webinar - DL nº 54/2018

Written by CFAE-Minerva. Posted in Educação Inclusiva

A implementação do Decreto-Lei nº 54/2018 no AE de Colmeias

2019-01-02

A implementação do Decreto-Lei nº 54/2018 vem reforçar a necessidade de cada escola reconhecer a mais-valia da diversidade dos seus alunos.
Neste sentido, torna-se essencial a diversificação de estratégias que integrem essa diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios disponíveis, para que todos participem na vida das comunidades educativas onde estão inseridos.
Neste webinar é possível saber mais sobre a forma como o Agrupamento de Escolas de Colmeias está a conduzir o processo de construção de uma escola inclusiva, detalhando-se, de forma geral, aspetos relativos às mudanças orgânicas e funcionais e, de forma mais detalhada, a organização dos seus recursos específicos de apoio à aprendizagem e inclusão para responder às exigências de implementação do DL 54/2018. 

 Veja o Vídeo AQUI

Decreto-Lei n.º 54/2018, Informações Relevantes e Materiais

Written by CFAE-Minerva. Posted in Educação Inclusiva

Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho - Estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.

Versão PDF: Descarregar

 

Organização Escolar - Turmas - Estudos Temáticos

Versão PDF: Descarregar

 

Manual de Apoio a Prática da Escola Inclusiva

Versão PDF: Descarregar

 

Questões sobre o Decreto-Lei nº 54_2018

Versão PDF: Descarregar

 

Caminhos para uma Educação Mais Inclusiva: Oportunidades e Desafios

Versão PDF: Descarregar