ENSINAR, APRENDER E AVALIAR - Cadernos da Formação n.º 7,Nova Ágora CFAE

Os objetivos editoriais desta coleção, de acordo com a nota editorial incluída no primeiro número (fevereiro de 2004) é “a publicação de textos que testemunham ideias e projetos resultantes da vitalidade dos agentes e comunidades educativas, que se oferecem a outros estímulos e a estimular outros, que podem trazer algo de novo ao pensar e ao agir dos intervenientes no universo educativo”. 

Sabendo da importância da Avaliação no sistema educativo, nomeadamente no âmbito das medidas adotadas ao abrigo dos Decretos- Lei nº 54 e nº 55, de 6 de julho de 2018, e os desafios colocados nestes dois últimos anos, que levou a repensar o processo  de ensino e de aprendizagem e, consequentemente e inevitavelmente, o processo de avaliação das e para as aprendizagens, a presente publicação pode ser considerada um instrumento de consolidação de alguma formação realizada e, simultaneamente, um prolongamento dessa formação a outros docentes e profissionais de educação que a ela não tiveram acesso direto.

Logo, com os contributos de formadores e especialistas envolvidos em programas de formação,  os artigos disponibilizados, por um lado, refletem os processos formativos das ações de formação orientadas ou acompanhadas pelos autores e, por outro lado , desenvolvem e aprofundam temas abordados nos cursos, oficinas e sessões realizados.

Para consultar a versão digital: http://novo.cfagora.pt/images/Publicacoes/cadernos/Caderno_7.pdf

Livro de Gestão Curricular

 Gestão Curricular para a Autonomia das Escolas e Professores

Versão PDF: Descarregar

 

 

ENTREVISTA: Jornal O OBSERVADOR ao Secretário de Estado da Educação, João Costa (17/12/2018)

No próximo ano letivo, o Governo espera que todas as escolas que o queiram fazer possam ter autonomia curricular a 100%. A medida já está inscrita no decreto lei da flexibilidade curricular, mas remete para uma portaria que ainda não foi publicada. Ao Observador, o secretário de Estado da Educação, João Costa, diz ser intenção do Ministério da Educação que esse diploma veja a luz do dia ainda durante este ano letivo, produzindo efeitos só para o próximo (2019/2020).

(O secretário de Estado da Educação, João Costa, explica que defende que os chumbos têm um efeito contraproducente na aprendizagem das crianças (Rui Oliveira / Global Imagens)

VEJA TODA A ENTREVISTA AQUI!

Livros de Apoio AFC

Autonomia e Flexibilidade Curricular 

Propostas e Estratégias de Ação

Autora: Ariana Cosme

 

 

 

Guia da AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR

 

Autores: Ana Cláudia Cohen

José Fradique

Consultadoria: Nádia Ferreira