ACD58 - Recursos Educacionais Abertos: conceções e práticas

Written by CFAE-Minerva. Posted in Ações a iniciar

Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são indispensáveis em contextos educativos, tal como fundamentado, por exemplo, e entre outros referenciais enquadradores, no DigCompEd - Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Constata-se, porém, a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre os REA, para que reforçar e sustentar conceções e práticas que conduzam à sua efetiva e eficaz utilização, nos diferentes níveis e contexto de ensino-aprendizagem. Assim, e para atender a necessidades identificadas, nomeadamente no âmbito da Rede Académica WEIWER® (LE@D, Universidade Aberta) e em particular no Programa WEIWERBE (em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares), propõe-se, com a realização desta ACD, reforçar a formação docente e a sua capacitação digital, especificamente em torno dos REA, a saber: enquadramento e referenciais; requisitos legais e técnicos; alojamento e curadoria; pesquisa, acesso e utilização.

Para mais informações e inscrições aceda à Palataforma de Gestão do CFAE Minerva https://minerva.cfae.pt/

 

ACD57 - PLNM: “Por favor... cativa-me!”

Written by CFAE-Minerva. Posted in Ações a iniciar

A necessidade de uma formação para professores em Português Língua Não Materna (PLNM) é inegável diante de uma sociedade cada vez mais diversificada e globalizada. Essa formação justifica-se pela importância de proporcionar uma educação inclusiva e de qualidade, capaz de atender aos desafios colocados por alunos com diferentes origens linguísticas e culturais. Os professores bem preparados não apenas dominam técnicas de ensino adaptadas às necessidades individuais dos alunos de PLNM, mas também promovem a interculturalidade, o respeito à diversidade e o desenvolvimento de competências essenciais para a comunicação em contextos multiculturais. Além disso, essa formação é fundamental para garantir o cumprimento das legislações e políticas educacionais relacionadas à diversidade linguística e cultural, contribuindo assim para a promoção da igualdade de oportunidades educacionais.

- Esta Ação de Formação é Exclusiva para os Docentes convidados que lecionam Português Língua Não Materna,  das Escolas Associadas do CFAE Minerva. 

 

AFRBE - Portal RBE: para uma prática sustentada

Written by CFAE-Minerva. Posted in Ações a iniciar

Curso de Formação - Portal RBE: para uma prática sustentada*

Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-121237/23

Exclusivo para Professoras(es) Bibliotecárias(os) da área de intervenção das Coordenadoras Interconcelhias RBE Helena Duque e Isabel Nina

  *Artigo 15.º - da Portaria n.º 192-A/2015, releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários na dimensão científica e pedagógica

Mais Informações e Inscrições na Plataforma de Gestão do CFAE MINERVA Link de acesso https://minerva.cfae.pt/

 

ACD50 - A Gestão Escolar

Written by CFAE-Minerva. Posted in Ações a iniciar

No âmbito da parceria do CFAE Minerva e a Coimbra Business School - ISCAC, na Comemoração dos 10 anos de Formação em Gestão Escolar, será realizada uma Ação de Formação de Curta Duração sobre a temática "A importância da Formação em Gestão Escolar para as tomadas de decisões" 

A entrada é livre, mas com inscrição obrigatória em https://forms.gle/1QrtyL4htUAf4C8n6

Coimbra Business School ISCAC

ou para fins de Certificação para Docentes https://minerva.cfae.pt/formacao/

Centro de Formação da Associação de Escolas Minerva

Mil pássaros em Coimbra

Written by CFAE-Minerva. Posted in Ações a iniciar

Mil Pássaros em Coimbra é um projeto-âncora de alcance estratégico para o Município de Coimbra, o qual se dirige a toda a comunidade pré-escolar do concelho de Coimbra, numa articulação intersetorial entre a Divisão de Educação, a Divisão de Cultura e a Divisão do Convento São Francisco da Câmara Municipal.

Este projeto desenvolve-se ao longo de 2023 e 2024, envolvendo várias turmas do ensino pré-escolar distribuídas pelos Agrupamentos de Escolas da rede pública de Coimbra. A par de uma intensa vertente formativa, serão desenvolvidas atividades nos Jardins de Infância e haverá grande presença no Convento São Francisco, onde serão desenvolvidas atividades de natureza complementar a juntar públicos diversos numa grande comunidade.

O CFAE Minerva foi convidado a participar neste projeto enquanto entidade certificadora das ações de formação.

Os jardins de escolas já foram convidados a participar.  

Informações e Inscrições em https://minerva.cfae.pt/