ACD58 - Recursos Educacionais Abertos: conceções e práticas

Escrito por: CFAE-Minerva. Publicado em Ações iniciadas_2023_24

Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são indispensáveis em contextos educativos, tal como fundamentado, por exemplo, e entre outros referenciais enquadradores, no DigCompEd - Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Constata-se, porém, a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre os REA, para que reforçar e sustentar conceções e práticas que conduzam à sua efetiva e eficaz utilização, nos diferentes níveis e contexto de ensino-aprendizagem. Assim, e para atender a necessidades identificadas, nomeadamente no âmbito da Rede Académica WEIWER® (LE@D, Universidade Aberta) e em particular no Programa WEIWERBE (em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares), propõe-se, com a realização desta ACD, reforçar a formação docente e a sua capacitação digital, especificamente em torno dos REA, a saber: enquadramento e referenciais; requisitos legais e técnicos; alojamento e curadoria; pesquisa, acesso e utilização.

Para mais informações e inscrições aceda à Palataforma de Gestão do CFAE Minerva https://minerva.cfae.pt/