Plano de Formação 2021/2022

Written by CFAE-Minerva. Posted in Plano de Formação

Exmos(as). Senhores(as) 

Educadores(as) e Professores(as), 

O plano de formação 2021/2022 do CFAE Minerva, vem ao encontro da aposta do Ministério da Educação no âmbito da promoção da competência digital dos docentes e impulsionar a inovação na educação. A 21 de abril de 2020, foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020 sobre o Programa de Digitalização para as Escolas. Neste Programa, a capacitação digital dos docentes é considerada determinante para o desenvolvimento de modelos inovadores associados aos processos de ensino e de aprendizagem, encontrando-se alinhada com outras iniciativas do Ministério da Educação, promotoras do sucesso escolar, e assumindo-se como o motor de transformação da escola.

Em 2021/2022, iniciaremos o Plano Formação do biénio 2021/2023, que pretende:

  • integrar formação no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, numa perspetiva de formação geral;
  • dar resposta às necessidades de formação identificadas e manifestadas pelas Unidades Orgânicas (UO) associadas, pelos respetivos educadores e professores e pelos profissionais não docentes das escolas;
  • articular com necessidades detetadas nos contextos educativos das diversas UO, com os respetivos projetos educativos e planos de formação;
  • valorizar profissionalmente o corpo docente, fomentando a sua atualização e aperfeiçoamento nos domínios científico, pedagógico e didático.

Pretendemos com este plano de formação apoiar os esforços das escolas na promoção da competência digital de toda a comunidade educativa. Neste âmbito encontra-se também a decorrer o processo de construção e início de implementação dos PADDE - Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola - dos Agrupamentos, sob a orientação das equipas de desenvolvimento digital (EDD) que foram designadas pelos Diretores, tendo já realizado formação específica para o efeito.

A seleção dos formandos para as ações de Capacitação Digital de Docentes irão decorrer ao longo do ano letivo, de acordo com as necessidades dos formandos e o seu nível de proficiência digital.

Informa-se que as ações de Capacitação Digital de Docentes – Nível 1, 2 e 3 são consideradas como equivalentes a Didáticas Específicas em termos de progressão na carreira para todos os grupos de recrutamento (Despacho n.º 2053/2021 de 24 de fevereiro).

Estas Ações de Formação estão integradas num Plano de Financiamento do Programa Operacional Capital Humano (Tipologia 4.2 - Formação de docentes e outros agentes de educação).

Fora deste Plano de Financiamento o CFAE Minerva, poderá vir a realizar ações de formação, para responder às necessidades específicas de formação das escolas associadas e dos seus profissionais da educação.

Sempre com o objetivo de fomentar e diversificar as boas práticas e a aprendizagem, continuaremos a realizar formação contínua de uma forma profícua e frequente, tendo em consideração:

- os formadores internos qualificados das escolas associadas, incentivando o trabalho colaborativo e a divulgação das boas práticas entre as várias unidades orgânicas;

- através de parcerias/protocolos com entidades externas, nomeadamente; instituições de ensino superior, autarquias, entidades de reconhecimento mérito, entre outras.  

As ações de formação irão decorrer em ambientes diversificados. No entanto iremos dar primazia ao regime e-learning, no primeiro período deste ano letivo.

As informações acerca das Ações de Formação serão divulgadas através das Escolas Associadas, assim como na página: cfae-minerva.edu.pt em:  

  • Ações previstas– informações sobre ações a realizar a médio prazo, bem como o prazo de inscrição;
  • Ações a iniciar– ações a realizar a curto prazo, com o período de inscrições a decorrer;
  • Ações iniciadas– ações que iniciaram ou já terminaram.

 

Saudações cordiais a todos.

CFAE Minerva

A Diretora

Hilda Pinto Gonçalves