ACD20 - “Origami” Natal - Dobrar Papel para desdobrar o Cérebro

Inscrições até dia 7 de dezembro.

Fundamentação da Ação: 

O "Origami" é uma arte de dobrar papel e conforme Aschenbach, Fazenda e Elias (1997, p.24) comentam que, “deve-se ao Japão a primazia de ter codificado, aprimorado e divulgado a prática do origami, como ele é conhecido hoje em todo o mundo”. Pode ser utilizado como uma forma de auxiliar o aluno a perceber e compreender conteúdos matemáticos, na disciplina de educação visual e artes, em geometria, entre outras disciplinas. Poderá ainda relacionar outros conteúdos escolares com o material concreto, ajudar na coordenação motora, memorização e autoestima. Segundo Oliveira (2004, p.06): O trabalho manual de dobrar papel estimula também as habilidades motoras com uma ênfase no desenvolvimento da organização, na elaboração de sequências de atividades, na memorização de passos e coordenação motora fina do aluno. Atividades em grupo favorecem a cooperação, bem como a paciência e a socialização. O resultado das dobragens, além de um incentivo à realização pessoal e à autoestima, é um motivo especial para presentear pais, amigos criando uma saudável conexão escola/casa.

Significado: Origami – ori (dobrar) e kami (papel)

Prioridades de seleção: 

1.ª -  Educadores de Infância e Professores de todos os níveis de Ensino do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel. 

2.ª - Educadores de Infância e Professores de todos os níveis das Escolas Associadas de CFAE MINERVA. 

 

Nota: Os formandos deverão trazer uma ou duas revistas que seja para reciclar.