Inscrições de 10 a 17 de outubro AQUI!
Breve Fundamentação:
Com a urgência de uma “nova” educação, que esteja voltada para o aluno, para as pessoas / cidadãos do século XXI, com necessidades dialógicas urgentes entre agentes educativos e potenciais agentes de mudança para uma sociedade sustentável, inclusiva e inteligente através das organizações formais e não-formais, têm surgido “novos” modelos sociais de aprendizagem por toda parte. As propostas do Governo de flexibilização do currículo, de inovação curricular e educação inclusiva também demonstram que esta é uma pauta urgente e que merece toda a atenção. As Escolas democráticas, um modelo que nasceu no século XX mas que só agora se vem configurando como proposta para um educação de maior equidade e as Comunidades de Aprendizagem decorrentes, que propõem aprendizagens significativas e em cooperação, necessitam, ainda, de ser melhor conhecidas, analisadas e discutidas, com um olhar crítico para as aprendizagens que ali acontecem, para se perceber se estas propostas, de facto, se consolidarão como autênticas respostas educativas para o século XXI. A partir da análise de casos, serve esta ação, também, para refletir o que falta para que a escola seja um espaço de desenvolvimento saudável e integral para todos. Para tanto, impõe-se um trabalho de ressignificação dos espaços de aprendizagem e, principalmente, do papel do professor/educador, que precisam de ser discutidos visando o sucesso de alunos e de metodologias facilitadoras do desenvolvimento individual e da sociedade. O objetivo desta formação é proporcionar estas discussões em grupo e, a posteriori, acompanhar operacionalizações em oficinas, para promover mudanças nas conceções sobre Educação e a “sala de aula”, bem como, sobre o aluno e o como desenvolver nele, as competências necessárias para melhorar a sua relação com o mundo.
Conteúdos:
- Escolas democráticas
- Comunidade de Aprendizagem
- Metodologias inovadoras
- Currículo inovador
- Perfil do professor do Século XXI
- Perfil do aluno do Século XXI