ACD05 - Seminário "Uma escola serena para uma vida plena"

Written by CFAE-Minerva. Posted in Ações iniciadas_2019_20

Acreditação: ao abrigo do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio

Inscrições de 20 de setembro a 7 de outubro  AQUI

Numa época em que a escola vive uma mudança de paradigma e a necessidade de uma intervenção integrada e multidisciplinar, esta ação de formação pretende refletir sobre a importância e impacto do mindfulness na educação através do envolvimento de diversos intervenientes. No contexto escolar, o mindfulness desenvolve-se através de atividades diversificadas, dirigidas a crianças, adolescentes e professores, que se focam no desenvolvimento das capacidades de autorregulação (atencionais e socioemocionais), podendo ocorrer em contexto de grupo (sala de aula) ou individual. Especificamente, trabalham-se competências de promoção da atenção/concentração, de regulação emocional, de redução da ansiedade, de memorização, de resolução de conflitos, entre outras.

Neste sentido, o Projeto de Aprendizagem Socioemocional – MindSerena – foi concebido para professores e alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, baseado nas abordagens e princípios científicos do mindfulness, e desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Penacova. A sua elaboração ocorreu no seguimento de contratação de serviços de investigação e desenvolvimento, por parte do Município de Penacova, à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Decorreu no âmbito do programa intermunicipal Realiza-te, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra – CIM|RC, no ano letivo de 2018/2019, e envolveu mais de 200 alunos dos 6º e 8º anos, encarregados de educação, professores e assistentes/técnicos operacionais do referido agrupamento.

Para que se reforce o debate científico sobre o Mindfulness, a educação e a escola na contemporaneidade, este seminário tem como finalidade promover e apoiar a reflexão sobre o(s) caminho(s) da Escola, como potenciadora de uma educação humanista, transformadora e edificadora de sociedades mais conscientes, cooperantes e amorosas, suscetíveis de contribuir para a construção de uma verdadeira cidadania planetária e de uma vida mais serena.

Mais Informações AQUI