ACD03 - Grid 3 e Boardmaker: adaptação de histórias e de material didático

Escrito por: CFAE-Minerva. Publicado em Ações iniciadas_2019_20

Seleção efetuada - VERIFIQUE o seu email e/ou caixa de spam

RECEÇÃO dos formandos às 9h30 na Escola Secundária Infanta D. Maria

Cronograma: 9:30h - 17:30h (6 horas)

Acreditação: Ao abrigo do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio

Mais Informações AQUI!

ATENÇÃO!

Os formandos que tiverem computador portátil, deverão levar ou partilhar com um colega.

Para que seja mais útil a formação deverão observar os seguintes procedimentos:

Instalar os seguintes programas antes do início do curso:

1 - Programa GRID 3 - https://thinksmartbox.com/download-grid-3/

2 - Programa BM + SDP - https://www.tobiidynavox.com/en-us/support-training/downloads/boardmaker/boardmaker-v6-with-speaking-dynamically-pro/ (escolher a versão Português).

*****************************************************************************************************************************************

Atualmente livros e materiais pedagógicos não estão adaptados para serem acedidos por crianças com disfunções neuromotoras ou crianças com dificuldades de específicas de aprendizagem. No sentido de dotar os professores bibliotecários e professores de educação especial, de competências adequadas para criação de recursos acessíveis a estes alunos, a Rede de Bibliotecas Escolares, em colaboração com a Fundação Altice Portugal e a Anditec, Tecnologias e Reabilitação, lançam uma formação de curta duração, sobre a duas ferramentas essenciais: o Grid 3 e o Boardmaker.

O software GRID 3 permite que os seus utilizadores consigam fazer atividades personalizadas aos seus objetivos de categorização, numeracia, literacia. O GRID 3 permite que pessoas com diversos tipos de disfunções motoras, cognitivas ou sensoriais possam aceder ao computador através de interfaces alternativas como um manípulo ou acesso pelo olhar.

O software Boardmaker permite adaptar através de símbolos o conteúdo de histórias, realizar tabelas de comunicação específicas para a interpretação dos textos e tabelas de conversação sobre diferentes textos.

Tendo como preocupação fundamental a promoção da inclusão de alunos com necessidades específicas de aprendizagem, assegurada pelo Decreto-Lei 54/2018 de 6 de junho, esta ação visa também contribuir para o sucesso das aprendizagens destes alunos e para o seu desempenho escolar.