Ao refletir sobre a realidade das mudanças da sociedade actual, que se debatem com questões como a imprevisibilidade do futuro e a sustentabilidade dos atuais padrões de desenvolvimento socio-económico, a escola é desafiada a ampliar e diversificar as suas funções educativas, preparando os alunos para compreenderem e participarem na complexidade e dinamismo do mundo em que lhes é dado viver (Alonso, 2002). Neste contexto, a educação e a escola enfrentam novos desafios.
O debate sobre o que se aprende e como se aprende na escola do século XXI é hoje um tema de interesse do domínio público, sendo consensual que a escola é o território de eleição no desenvolvimento de competências para a sociedade do conhecimento e para o exercício de uma cidadania ativa e democrática.
Assim, esta formação tem como finalidade promover e apoiar a reflexão sobre as novas opções curriculares, nomeadamente o DL 54 e 55, e os vários despachos de regulação da sai aplicabilidade, a sua exequibilidade e adequação aos contextos de cada comunidade escolar, tornando a avaliação como instrumento de promoção do sucesso escolar de todos os alunos, com o balanço do que foi executado no ano letivo transato nas escolas associadas ao CFAE.
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