ACD27 - Falar de Mudanças na Educação com...

Written by CFAE-Minerva. Posted in Ações iniciadas_2018_19

PROGRAMA 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS 

NOTA IMPORTANTE: AGRADECEMOS QUE VERIFIQUEM NO VOSSO EMAIL (e spam) se foram selecionados. 

Confirmem a Vossa presença, caso contrário não ficarão inscritos, temos muitos formandos em lista de espera. 

Localização AQUI

Coordenadas GPS:     N: 40º 12' 34.50"  W: 8º 27' 7.00"

 

Centro de Formação da Associação de Escolas (CFAE) MINERVA vem por este meio apresentar o Seminário “Falar de Mudanças na Educação com…”, a realizar em Coimbra, no dia 25 de maio de 2019, na Business Scholl, ISCAC.

A publicação dos vários documentos legais no último ano vieram legitimar práticas já existentes, incentivar o seu aprofundamento e generalização, possibilitar a alteração da gramática escolar, quer ao nível da segmentação de conteúdos, espaços e tempos, quer ao nível dos papéis a desempenhar pelos vários intervenientes, no que diz respeito à flexibilidade curricular, assim como, novas formas de agir na Inclusão até à nova disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. As mudanças aconteceram e estão a acontecer na Educação. É a nossa Missão promover formação aos agentes da educação centrando a sua ação nas prioridades da Educação.

Assim serão apresentados e debatidos neste Seminário as “mudanças na educação” por oradores de elevado prestígio e que contribuíram para que de alguma forma as mudanças estejam a acontecer nas nossas escolas.

Esperamos contar com elevada participação da comunidade docente e em breve forneceremos mais informações através do site do CFAE MINERVA.

seminário é gratuito, apenas terá de se inscrever obrigatoriamente, tendo direito ao certificado de ação de curta duração que reúne as condições para ser reconhecida ao abrigo do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio. 

 

Ariana Cosme é professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto onde coordena (em colaboração) o Observatório de Vida das Escolas integradado no CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas. 
Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, fez um Pós-Doutoramento no campo da Formação de Professores na Pontifícia Universidade católica do Paraná, Brasil, onde é professora visitante.
Autora de obras que se debruçam sobre a problemática da mediação educativa e pedagógica e a reconfiguração da profissão docente, desenvolve essa reflexão sobretudo no domínio do Ensino Básico e Secundário, o que justifica a intervenção que tem vindo a desenvolver como formadora e consultora de escolas inseridas em Territórios Socialmente Vulneráveis (os TEIP) e em Projetos de Inovação Pedagógica (os PPIP). 
É consultora do PAFC, Projeto Piloto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, a convite do Ministério da Educação.

 

João Pedro Gaspar é Mentor e coordenador da PAJE - Plataforma de Apoio a Jovens (Ex)acolhidos. Mestre em Geociências, Doutor em Psicologia da Educação, com Pós-doutoramento em Educação Social, pela Universidade de Coimbra. Investigador do Instituto de Psicologia Cognitiva (IPCDHS_UC), do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século  XX (CEIS20_UC) e do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS_PUC) do Rio de Janeiro.  Membro de diversas Comissões Científicas e Editoriais, é revisor em revistas científicas (Portugal, Brasil e México). Docente e Supervisor de equipas técnicas e educativas, atualmente investiga, coordena projetos e publica sobre educação e crianças em risco, sendo orador em diversos eventos nacionais e internacionais. Prémio Best Project no ICCA – International Conference on Childhood and Adolescence 2017.

 

José Miguel Sousa é licenciado em Matemática ramo educacional pela Universidade de Coimbra, Mestre em Matemática Fundamentos e Aplicações, com Especialização em Administração Escolar e Administração Educacional. Docente de Matemática do Agrupamento de Escolas de Mangualde, Diretor de Centro de Formação de Associação de Escolas desde 1995, atualmente é Diretor do Centro de Formação EduFor. Participante em vários projetos europeus Erasmus+, onde se destaca a coordenação do projeto “Managing for @ School of Success”. Coordenador do EduFor Innov@tive Classroom Lab, a primeira Sala de Aula do Futuro da Região Centro e Norte do país, inaugurada em maio de 2016, na sede do EduFor em Mangualde. Convidado a participar como orador em vários eventos, a nível nacional e internacional, onde se destaca, no último ano: “Tecnologia e Pedagógica. O que Ensinar? ComoEnsinar?”, na Assembleia da República, Lisboa, Portugal; “Headteachers as Promoters of Curriculum Innovation”, no Education Show, em Birmingham, Reino Unido e “Academi@ STEM de Mangualde”, na 3ª Conferência Scientix, em Bruxelas, Bélgica.

 

Fernando Elias é Mestre em Ciências da Educação – Especialização em Educação e Diversidade Cultural, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Possui o Curso Superior de Estudos Especializados em Organização e Administração Escolar, pelo Instituto Politécnico de Leiria/Escola Superior de Educação de Leiria. Integra o Conselho das Escolas na qualidade de Conselheiro eleito pelo Distrito de Leiria. Diretor do Agrupamento de Escolas de Colmeias (Leiria).

 

Celmira Macedo é Doutorada em Educação Especial pela Universidade de Salamanca (2013). Professora desde 1992. Realiza projetos de investigação no âmbito da educação, inovação e empreendedorismo social. É autora do livro "Escola de Pais.nee - Guia de Formação Parental no âmbito das necessidades especiais" (2012). Foi fundadora da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais – LEQUE. É autora da EKUI – Metodologia de Alfabetização Inclusiva e Comunicação Acessível. Recebeu vários prémios de boas práticas: 1º prémio do II Bootcamp de Empreendedorismo Social em 2011; considerada pela revista Visão como um dos "Heróis Nacionais"; foi vencedora do Prémio INSEAD categoria "Empreendedorismo Social; foi distinguida como "Personalidade do ano 2017" pela CASES,…

 

Albertina Oliveira é Psicóloga e doutorada em Ciências da Educação. Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC). Investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra. Autora de diversos livros, artigos e capítulos de livros sobre educação, potenciação do bem-estar e qualidade de vida de pessoas adultas e idosas. Formadora certificada de Mindfulness pelo Centre for Mindfulness Research and Practice da Bangor University (Reino Unido). Introduziu a disciplina de Educação para o Mindfulness no plano de estudos da Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É atualmente coordenadora do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária da FPCEUC e coordenadora do Projeto de Aprendizagem Socioemocial – Mindfulness em Contexto Educativo – MindSerena, a decorrer no Agrupamento de Escolas de Penacova.

 

 

Dulcínia Lages é Licenciada em Educação Especial, pelo Instituto PiagetDocente a exercer funções no Centro de Desenvolvimento da Criança- Hospital Pediátrico de Coimbra – CHUC e no Agrupamento de Escolas de Anadia. Integrou a equipa responsável pela criação de consultas multidisciplinares, nomeadamente consulta de Doenças Neuromusculares e Dificuldades Especificas de Aprendizagem do CDC.

 

Luís Peralta obteve a sua formação de base no Magistério Primário de Coimbra, fez um CESE em Educação especial, mestrado em Ensino da Língua Portuguesa e concluiu recentemente uma pós-graduação em Administração e Gestão Escolar. Atualmente é docente de educação especial destacado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – Hospital Pediátrico – Centro de Desenvolvimento da Criança onde pertence a diversas equipas. Também exerce funções no Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede. É membro fundador da SPDA (Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção) e pertence à sua direção.